Colégio Cecília Meireles

NOSSOS CURSOS

EDUCAÇÃO INFANTIL

Um dos maiores objetivos da Educação Infantil é, partindo do conhecimento que os alunos já possuem ampliar a sua visão de mundo. Esse trabalho deve priorizar o respeito ao modo de ser da criança, à sua identidade e seu contexto social, ao mesmo tempo em que deve incentivá-la a se aproximar do outro de uma forma cooperativa, responsável e crítica. O professor respeita o potencial da criança e, ao mesmo tempo, desafia para que ela explore e desenvolva raciocínios cada vez mais complexos. A escola, ao lado da família, tem uma contribuição efetiva e fundamental na formação de cidadãos autônomos, participantes, cooperativos e éticos.
O Coleginho Cecília Meireles possui professores especializados em Educação Infantil que, além de recursos técnicos e da sala de aula, conta com ambientes especiais, tais como: jardins, parques de areia, brinquedos, pátio coberto e muito espaço, além de uma ótima biblioteca.
A valorização do esporte se faz através do futebol e judô, onde já contamos com pequenas atletas.
As aulas de dança despertam muito interesse nas meninas que se apresentam com muita expressão.
Destaque especial vai para as aulas de música e artes plásticas, onde são trabalhadas obras de artistas famosos como Van Gogh, Picasso, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e outros.

Aulas de Inglês

Crianças aprendem melhor a linguagem de um segundo idioma através de atividades lúdicas.
Elas devem ser estimuladas a partir do jogo, de atividades interativas que geram diversão e brincadeiras. Outro fato importante é que elas saibam a razão e os objetivos deste novo aprendizado, pois, assim, ficará mais fácil atingi-los.
O professor estimula as crianças a traçarem as suas próprias metas para que ela possa sentir-se segura e confiante para adquirir uma nova linguagem. Além disso, adotamos um material didático conceituado que estimula o jogo e a interação em sala de aula.
“Brincar com crianças, não é perder tempo, é ganhá-lo”
(Carlos Drummond de Andrade)
“A atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável à prática educativa”.
(Jean Piaget)

Projetos Educativos

Os alunos do Coleginho desenvolvem vários projetos durante o ano. Eles ocorrem de forma lúdica, respeitando cada faixa etária e as vivências, propostas pelas professoras, são registradas através de fotos, desenhos e pinturas.
As crianças participam de todo o processo e os pais têm a oportunidade de participar, contribuindo com informações, livros, gravuras etc.

ENSINO FUNDAMENTAL

O Ensino Fundamental dá início a uma etapa diferente, onde as atividades escolares são mais complexas e os horários menos flexíveis.
Quando pensamos no aluno dos primeiros anos do Ensino Fundamental, estamos considerando um sujeito que já tem um tempo de vida, uma história. Quando ele ingressa nesses anos, não inicia algo plenamente novo. Ele dá continuidade na seqüência de suas experiências.
Apesar de procurarmos garantir a continuidade dos trabalhos desenvolvidos na Educação Infantil, essa fase se caracteriza pelo início de uma etapa diferente, onde a rotina escolar se altera: os horários são menos flexíveis, as atividades se tornam mais complexas, há maior rigor no cumprimento dos combinados e prazo para a realização das tarefas.
Nessa fase as crianças apresentam maior capacidade de concentração e dedicação por períodos de tempos mais prolongados. Elas entram, então, em contato, de modo mais sistematizado, com o conhecimento elaborado pela humanidade. No início dependerá do fazer colaborativo do professor para realizar suas atividades, porém esse fazer progressivamente vai se tornando autônomo. Sua aprendizagem será mais aprimorada ao longo das demais séries.
No Ensino Fundamental as aulas são dinâmicas e concretizadas, buscando manter a motivação do aluno para o aprender.
Nos cinco anos do Ensino Fundamental I, as propostas pedagógicas são coordenadas por um professor polivalente, responsável pelo ensino da Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências e por professores especialistas nas disciplinas de Educação Física, Artes, Inglês e Música.
Na etapa do Ensino fundamental II, cada disciplina é ministrada pelo professor especializado, exigindo do aluno amadurecimento psicológico e pedagógico, iniciativa, organização, disciplina e, principalmente, aplicação nos estudos. Nessa etapa, o aluno dá mais um passo rumo à sua independência e autonomia.
As aulas são bastante dinâmicas e concretizadas, buscando manter a motivação dos alunos para o aprender. Despertar a curiosidade do educando faz com que a aprendizagem seja mais agradável, preparando-o para as etapas vindouras.

ENSINO MÉDIO

O Ensino Médio busca a formação do verdadeiro cidadão, responsável, solidário e participativo.
O Ensino Médio também tem por objetivo instrumentalizar o aluno para que ele possa participar satisfatoriamente dos vestibulares mais concorridos.
Nos dias de hoje, não se pode ignorar o fato de que qualquer aluno dispõe de uma quantidade expressiva de informações sobre quase todos os domínios do conhecimento. O conteúdo do Ensino Médio é praticamente o mesmo em todas as escolas. Desenvolvê-los de uma forma clara e objetiva para obter um aprendizado efetivo é a proposta do nosso Colégio. Para que isso se concretize, é necessário que todos os envolvidos com a educação trabalhem de modo coerente, contemplando o universo do aluno, para que ele faça parte integrante do processo de aprendizagem.
Nosso objetivo é auxiliar o aluno a organizar o seu conhecimento, dar a ele formas de buscar e ampliar seus conteúdos e, assim, prepara-los para os vestibulares. Paralelamente a isso nos preocupamos em fazer do nosso Colégio um lugar que contribua para a construção de verdadeiros cidadãos. A formação de nossos alunos como pessoas íntegras, responsáveis, solidárias, participativas, que se preocupam com o desenvolvimento social de forma justa e honesta também é um dos principais objetivos do nosso Colégio.
Para que os objetivos educacionais sejam alcançados, temos uma forma de trabalho diferenciada, começando por conhecer cada um de nossos alunos, suas dificuldades, aptidões, preferências e diferenças, acreditamos ser fundamental não tratar os alunos como números, mas como pessoas únicas. Por esse motivo formamos salas de aula que contam com o número máximo de 35 alunos, para que o professor trabalhe com mais tranqüilidade e maior eficácia no processo de aprendizado.

Colégio Cecília Meireles

PRÓXIMOS EVENTOS

15 a 19/NOV

Viagem de formatura dos 9ºs Anos - Club Med

18/NOV

Apresentação de Judô do Coleginho.

22/NOV

Festa de confraternização dos 5ºs Anos no Buffet Super Duper, às 20h.