Colégio Cecília Meireles

ATIVIDADES

Feira do Conhecimento

No mês de setembro acontece o evento que é ansiosamente esperado pelos alunos e professores do Colégio Cecília Meireles: A Feira de Conhecimentos. Esse evento proporciona aos alunos a oportunidade de apresentar diversos trabalhos preparados em equipes, relativos a temas da várias áreas por eles estudadas. Participam da feira os alunos do ensino fundamental e médio. Durante os meses que antecedem a feira no 2º semestre, os alunos e professores trabalham muito, paralelamente às suas atividades rotineiras, estudando e preparando os materiais a serem expostos. A cada ano novas idéias para a apresentação de trabalhos vão surgindo a partir dos interesses dos alunos em cada área e série.

Chá dos Avós

Realizado todos os anos no final do mês de junho, com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, esta atividade festiva e pedagógica reúne nossos alunos e seus avós em uma agradável manhã de sábado no Colégio. Com o objetivo de concretizar conteúdos trabalhados em sala de aula e reverenciar pessoas tão importantes na vida das crianças, também promove a desinibição dos alunos e trabalha a postura em público, uma vez que todos se apresentam individualmente. É uma festa repleta de carinho e encantamento.

Festa do Primeiro Livro

Representa o final de uma etapa da alfabetização, como se a criança passasse do domínio da palavra para o domínio do texto.
Essa festa só ocorre no 2º ano do Ensino Fundamental e se realiza com apresentações individuais, coletivas e musicais, além da entrega de um livro previamente escolhido e que será lido no 3º ano.

Festa da Família

Introduzimos essa festa em nosso calendário de eventos há muitos anos para ampliar a comemoração do dia das mães. Organizamos uma festa com apresentações dos alunos, brincadeiras, gincanas, jogos cooperativos etc. Estes momentos passados juntos são de muita alegria e descontração. Esta festa reúne a família Cecília Meireles e é realizada em maio. Em agosto fazemos um evento especial para os pais.

Festa Junina

É uma grande festa que conta com a participação de todos os alunos, pais, familiares e amigos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Ela começa desde manhã e vai até a noite. Organizamos uma festa bem típica para resgatar as raízes desse tipo de festa. Os alunos apresentam danças folclóricas de vários estados do nosso país, há comidas e guloseimas típicas, quermesse, correio elegante, a tradicional quadrilha com casamento caipira e um grandioso baile para todos se divertirem. É uma festa tradicional em nosso calendário de eventos e muito esperada por nossos alunos.

Festival Desportivo

Há muito tempo o Colégio realiza uma vez por ano seus Jogos Interclasses, que contam com a participação de todos os alunos e tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas. Abrange várias modalidades de esportes. Esses jogos são muito esperados pelos nossos alunos que participam com entusiasmo, além de uma oportunidade de interação entre todos os alunos do Colégio. Participamos também de várias competições realizadas em nossa cidade como os Jogos da Primavera, campeonatos e jogos amistosos.

Escola de Esportes

Para que os alunos possam aprender melhor um esporte e adquirir hábitos saudáveis de vida, a escolinha de esportes também faz parte do nosso conteúdo desportivo. O Colégio possui uma equipe de Professores de Educação Física de excelente formação profissional que, além de ministrar as aulas, também atuam nas atividades e eventos esportivos. Temos como escolinha o handebol, futsal, voleibol e basquete.

Jogos Cooperativos

ÉOs jogos cooperativos têm como princípio a cooperação e surgem como uma nova prática educativa. O princípio cooperativo é uma nova visão de mundo, buscando uma possibilidade de mudança na realidade individualista das relações em que a maioria destas são fundadas na competição. Utilizamos esses jogos nas aulas de Educação Física do Colégio e em eventos com os pais. Com o desenvolvimento do jogo, as pessoas ficam mais descontraídas, à vontade, num clima amistoso. A cooperação torna o relacionamento mais humano por causa da participação em grupo e melhora o relacionamento em ambientes competitivos.

Gincana da Folia

Em todo início do ano letivo, o Colégio Cecília Meireles realiza a “Gincana da Folia” com os alunos do Ensino Fundamental e Médio. Com o objetivo de integrar os alunos antigos e os novos, as atividades são recreativas, culturais e sociais. Há também uma arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos e produtos de higiene que são doados para a Rede Feminina São-carlense de Combate ao Câncer.

Formatura

Com a presença de familiares e amigos dos formandos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental e 3ªs séries do Ensino Médio, a formatura é composta pela Colação de Grau e Jantar/Baile. Esses eventos contam também com a participação dos diretores, professores e antigos alunos, que confraternizam e se divertem muito até o último acorde da banda. A família comemora a conquista do seu filho, encorajando-o para a nova etapa que se inicia.
A viagem de formatura para os 9ºs anos do Ensino Fundamental é muito esperada pelos alunos e tem um grande significado afetivo. Muitas vezes, é a primeira vez em que a turma se reúne para uma viagem como parte de encerramento de um ciclo, onde os alunos comemoram e aproveitam muito juntos.

Viagens e Visitas de Estudo

Muitas vezes, um passeio com os amigos e a devida exploração de um lugar divertido, educativo, cultural ou apenas diferente, ensina mais do que horas de estudo em sala de aula. Faz com que as crianças estabeleçam relações saudáveis com os demais colegas, saibam ser companheiros e responsáveis. Acreditando nos benefícios de um bom passeio, o Colégio Cecília Meireles realiza sempre passeios pedagógicos, onde imersos em um clima de aventura e descoberta, todos estarão prontos para assimilar informações e ampliar o conhecimento. Levamos nossos alunos para um lugar onde além do lazer procuramos sempre aliar os projetos pedagógicos nas diversas áreas do conhecimento como em Geografia, Astronomia, História, Biologia, Ciências, Matemática, Arte, com o objetivo de proporcionar oportunidades que vão aguçar a curiosidade deles.
Dentro os locais selecionados estão: Centro de Divulgação Científica de São Carlos – C.D.C.C.; Centro de Astronomia da USP de São Carlos e o Centro de Estudos do Universo do Peraltas, em Brotas; Horto Florestal de São Carlos, Estação de Tratamento de Água e Esgoto de São Carlos, Parques Ecológicos de São Carlos e região, Museu de Ciência e Tecnologia de São Carlos, Laboratórios de Anatomia da UFSCar, Museu da Língua Portuguesa de São Paulo; MASP, MAM e vários outros Museus de Arte de São Paulo, Bienal de Arte de São Paulo; exposições itinerantes na Oca do Parque Ibirapuera; Bienal do Livro; Laboratórios das Universidades de São Carlos: USP e Federal; Museu de Anatomia Humana da USP/São Paulo; Zoológicos; Indústrias da nossa cidade e região; Fazendas Históricas de São Carlos e região, Maria Fumaça de Jaguariúna, Eclusa de Barra Bonita, Usinas Hidrelétricas, Musicais, Teatro, Roteiro de Arte Portinari: Brodósqui e Batatais, visitas e EMBRAPA, exposições e Teatro do SESC,Teatro do SESI/S.P. entre outras. Realizamos também viagens de estudo mais longas para o Ensino Médio como para as cidades Históricas de Minas Gerais, para o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, Ilha do Cardoso, etc. Todas elas são minuciosamente organizadas atendendo os objetivos solicitados pelos Professores das diversas áreas do conhecimento. Os alunos são acompanhados pelos professores, coordenadores e diretores.

Acantonamento

Há mais de 20 anos o Colégio realiza, a cada dois anos, um passeio pedagógico e de lazer para os alunos do Ensino Fundamental, em que os alunos são acompanhados pelos professores, coordenadores e diretores. O grande momento é a noite onde todos dormem juntos após um dia de grandes emoções. Eles são divididos por faixa etária e gênero. Essa viagem tem como objetivo o Estudo do Meio, vivenciando conteúdos e conceitos que serão trabalhados em sala de aula, bem como aprofundando a integração interpessoal, ampliando e fortalecendo círculos de amizade, desenvolvendo a organização, independência e habilidades pessoais. Escolhemos uma fazenda-hotel com boa estrutura de diversão, segurança, conforto e que ofereça atividades esportivas, de aventura e lúdico-pedagógicas, com uma boa equipe especializada de monitores que acompanham os grupos nas atividades. Entre os locais escolhidos estão Estância Peraltas, em Brotas e Sítio do Carroção, em Tatuí.

Colégio Cecília Meireles

PRÓXIMOS EVENTOS

15 a 19/NOV

Viagem de formatura dos 9ºs Anos - Club Med

18/NOV

Apresentação de Judô do Coleginho.

22/NOV

Festa de confraternização dos 5ºs Anos no Buffet Super Duper, às 20h.